Entenda melhor o que é, e veja as diferenças que atraem a moda neste termo que é bastante usado no mundo para aquelas liquidações que possuem uma produção rápida.
Traduzido para o Português, o “Fast Fashion” significa “Moda Rápida”, usado por grandes redes no mundo.
O fast fashion revolucionou as indústrias têxteis em propor a fabricação das peças de interesse do consumidor. (Reprodução) Ver um modelo de estilo na passarela e aguardar até ele ser fabricado, algumas vezes são uma eternidade a se esperar, além das peças apresentadas nas coleções e não são vendidas posteriormente por baixa procura pelo consumidor ou quando o consumidor aguarda a liquidação para adesão da peça que pode ser cara. As coleções lançadas periodicamente trazem peças e combinações de estampas e cores, e somente a demanda de pedidos definirá a maior produção da peça, por exemplo, short e blazer podem ser produzidos em diferentes escalas, se o modelo do short agrada mais que o modelo do blazer, somente o short terá produção para a venda.
No fast fashion, as peças são produzidas exatamente conforme as vendas, as coleções desenhadas são totalmente vendidas porque são criadas conforme a direção de consumo, ou seja, cria-se somente o que se vende.
Diferenças:
As peças produzidas no fast fashion surgem das peças que serão somente de consumo com adaptações de materiais mais baratos, por exemplo, uma peça em couro que sairia caríssimo na coleção, é substituída por um tecido semelhante, barateando a peça. São coleções criadas constantemente, com intervalos de semanas ou dias, comparando-se a nova filosofia ao fast food, o cliente quando chega ao caixa ele já sabe exatamente o que quer comer, ele escolheu com antecedência seu pedido conforme a sua vontade, o fast fashion, funciona da mesma forma, o consumidor escolhe exatamente o que quer nas coleções e recebe uma demanda de derivações daquela coleção que mantém a produção rápida e continua tornando a moda acessível para todos.
As lojas de departamento, como C&A e Marisa, são adeptas do novo modelo de varejo, um tempo limite é imposto para a venda das peças, ao atingir este limite, as peças que não foram vendidas, são retiradas e uma nova coleção ganha espaço, por isso quando encontramos uma peça que nos agrada, quando não compramos naquele momento, há um pequeno risco de a semana seguinte ela não estar mais disponibilizada para venda.